Com a ascensão exponencial das interações digitais, os chatbots para redes sociais cada vez mais se tornam protagonistas nas estratégias de atendimento ao cliente das empresas.
Conforme pesquisa divulgada no site Valor Econômico, em 5 fevereiro de 2024, 64% dos brasileiros expressam uma clara preferência por serem atendidos por meio dos canais digitais, destacando os aplicativos de mensagem como a escolha prioritária.
Esse dado não apenas evidencia a crescente demanda por soluções ágeis e convenientes, mas também ressalta o papel fundamental dos chatbots na resposta a essa necessidade.
Neste artigo, vamos abordar como os chatbots para redes sociais podem aprimorar a experiência do cliente e os motivos que os levam a conquistar uma popularidade cada vez mais crescente.
Continue lendo e confira!
Por que os chatbots estão ganhando popularidade nas redes sociais?
No atual modelo de sociedade, onde uma grande parcela dos consumidores já nasceram imersos ao mundo digital, a demanda por facilidade e agilidade é uma realidade cada vez mais sólida.
Nesse sentido, os atendimentos por chatbots estão cada vez mais integrados, tanto nas interações cotidianas quanto nas redes sociais. Veja alguns dos principais benefícios:
1. Maior engajamento do cliente
Os chatbots para redes sociais podem interagir com os clientes em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas, fornecendo suporte e oferecendo informações personalizadas. Isso pode levar a um maior engajamento do cliente e a uma melhor experiência geral do cliente.
2. Melhor atendimento ao cliente
Os chatbots para redes sociais podem ser usados para responder a perguntas frequentes (FAQs), o que pode liberar os colaboradores de atendimento ao cliente para se concentrarem em questões mais complexas.
3. Aumento das vendas
Os atendimentos automatizados podem ser usados para qualificar leads e agendar compromissos, o que pode levar a um aumento nas vendas. Também para recomendar produtos ou serviços com base nas preferências do cliente. Além de atender e sanar dúvidas dos clientes a qualquer hora do dia, agilizando sua compra.
4. Coleta de dados
Os chatbots podem ser usados para coletar dados sobre os clientes, como suas preferências e interesses. Esses dados podem ser usados para melhorar o direcionamento de anúncios e marketing, bem como para desenvolver produtos e serviços mais personalizados.
5. Redução de custos
Além da economia de tempo do atendentes com perguntas e FAQs. Eles também podem reduzir significativamente os custos com pessoas e jornadas de trabalho, podendo ser usados para diminuir o número de chamadas para o atendimento ao cliente.
6. Personalização
Os chatbots para redes sociais podem ser usados para fornecer uma experiência mais personalizada para os clientes. Por exemplo, através da IA um chatbot pode ser usado para lembrar as preferências de um cliente e recomendar produtos ou serviços com base nessas preferências.
7. Fácil acesso
Podem ser acessados por qualquer pessoa com uma conexão à Internet, o que os torna uma ferramenta valiosa para empresas que desejam alcançar um público mais amplo.
8. Escalabilidade
Os chatbots para redes sociais podem ser facilmente dimensionados para atender às necessidades de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou segmento.
9. Tendência
O uso de chatbots está se tornando cada vez mais popular. Popularmente ele é utilizado com mais frequência no WhatsApp e Sites, porém, cada vez mais, ele vem ganhando espaços em outras redes sociais, sendo uma ferramenta de apoio para empresas que utilizam outros meios para efetuar vendas e atendimentos.
Posto isso, vale destacar que esses são apenas alguns exemplos de como os chatbots para redes sociais podem trazer eficiência para o seu negócio.
Como chatbots para redes sociais podem ser aplicados?
Como vimos, o Chatbot oferece respostas rápidas, personalizadas e acessíveis. Com sua capacidade de proporcionar uma experiência contínua e integrada. Portanto, estão rapidamente se tornando uma peça-chave na estratégia de presença digital das empresas.
Nesse sentido, listamos suas principais aplicações, acompanhe!
1. Geração de Leads
Chatbots podem iniciar conversas com os usuários, coletar informações relevantes e qualificar leads, encaminhando potenciais clientes para a equipe de vendas.
2. Pesquisas e Enquetes
Os chatbots para redes sociais podem realizar pesquisas de mercado, coletar feedback dos clientes e realizar enquetes, ajudando as empresas a entender melhor as necessidades e preferências do público-alvo.
3. Tira dúvidas ou FAQs
Muitas empresas já estão utilizando chatbots em redes sociais para FAQs ou Tira Dúvidas. Ele se torna uma ferramenta essencial para clientes que estão procurando informações de forma imediata.
4. Assistência na Navegação e Suporte
Em plataformas de comércio eletrônico, os chatbots podem auxiliar os usuários na navegação pelo catálogo de produtos, fornecer informações detalhadas sobre os produtos e ajudar na conclusão das compras.
Com a evolução da tecnologia e das estratégias de marketing essas soluções facilitam o atendimento e, ao mesmo tempo, proporcionam uma visão de modernidade para as empresas que utilizam esta tecnologia.
Quais canais aceitam chatbots integrados?
Os aplicativos de mensagem, são os mais populares entre redes sociais que aceitam e utilizam com frequência chatbots. Mas há outras redes e aplicativos, que estão ganhando força quando se fala em atendimento automatizado.
Confira a lista de canais e redes sociais que aceitam chatbots oficialmente:
- Apple Messages For Business
- Google RCS
- Microsoft Teams
- Facebook Messenger
- Workchat (Workplace)
- Telegram
- SMS
- Google Business Messages
Por que realizar o seu projeto de chatbots com a Skeps?
No universo digital em constante evolução, a presença estratégica nas redes sociais se tornou fundamental para o sucesso empresarial.
Nesse contexto, o chatbot para redes sociais cada vez mais se solidifica como uma ferramenta imprescindível para a otimização do atendimento ao cliente e para o engajamento eficaz com o público-alvo.
É aqui que a Skeps se destaca. Com um histórico comprovado de excelência e mais de 400 projetos bem-sucedidos nos últimos três anos, as nossas soluções são pautadas nas especificidades de cada cliente.
A realidade é clara: se a sua empresa não tem engajamento nas redes sociais, você está perdendo oportunidades.
Com o nosso chatbot humanizado você adota abordagens inteligentes e eficazes. Portanto, se você está pronto para dar o próximo passo em direção ao sucesso digital, não perca mais tempo! Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.