Aplicando estratégias de Growth para atingir mais resultados em chatbots

Muito falamos sobre a complexidade por trás da construção de contatos inteligentes e apenas pagar por um canal de mensageria não vai te trazer os resultados esperados. É preciso estratégias de growth e evolução contínua!

Um Contato Inteligente é um produto digital e deve estar em constante evolução. A adoção de estratégias de growth para melhoria contínua dos chatbots é fundamental para garantir resultados significativos.

Explorar estratégias de crescimento não apenas tornará seu canal mais inteligente, mas contribuirá para o atingimento dos objetivos estratégicos de todo seu negócio. Continue acompanhando esse artigo para descobrir como fazer.

Aplicando e evoluindo chatbots com estratégia

Aqui na Skeps, por meio de nossas PODs, trabalhamos estratégias de crescimento nos canais de mensageria que mudam o patamar do chatbot, tornando-o um pilar estratégico para as empresas:

  1. Sistemas integrados
  2. Jornadas integradas
  3. Dados integrados

Integrar chatbots com sistemas já existentes na empresa, como CRM e plataformas de e-commerce, dão uma visão abrangente do cliente e poupam muitas horas da operação. Integrações tornam os contatos inteligentes orquestradores de informações, tornando-os mais estratégicos e eficientes operacionalmente.

Esteja atento aos dados gerados pelo seu usuário

Por meio da análise de dados e interações com o fluxo é possível identificar pontos de melhoria e até prever uma tendência de comportamento futura. Estabelecer essa rotina permite ajustes contínuos e garante insumos para adaptação às necessidades dos usuários. Esteja atento ao feedback do seu usuário, ele não só está te dizendo o que busca, mas está deixando isso por escrito.

growth

Provas de conceito com novas tecnologias e componentes é uma ótima maneira de aproveitar as inovações tecnológicas e essencial para dar o ar de novidade aos usuários dos chatbots.

A Skeps, por fazer parte do ecossistema de parceiros Blip, recebe novas funcionalidades da plataforma e canais de mensageria sempre em primeira mão. Assim, nossos clientes, sempre tem algo novo para testar em seus fluxos! Mais testes, mais dados, mais resultados!

Pensando em testes e no dinamismo da construção de fluxos da Skeps, é possível conduzir rapidamente técnicas de discovery de novas funcionalidades/fluxos por meio de testes A/B, testes fake door, Mágico de Oz entre outros.

Experimentações regulares permitem avaliar o desempenho de diferentes abordagens e ajustar as estratégias conforme necessário. Isso é crucial para entender o que ressoa melhor com os usuários e ser assertivo quanto a novos desenvolvimentos sem que sejam gastos muitos recursos para implementação.

Leia também: O básico ainda é um diferencial: o que muitas empresas não estão fazendo bem feito

Growth aplicado sobre a ótica de marketing

Sob a ótica do Marketing, a mensageria abre um portal de possibilidades de personalização, afinal: “A melhor estratégia de Marketing é você se importar com seu cliente” .

Chatbots podem entender o contexto de uma conversa, aprender com novas interações e personalizar respostas para seus leads. Isso cria interações mais significativas e humanizadas, adaptadas às preferências e necessidades específicas de cada usuário. Testar diferentes jornadas com perfis de usuários pode trazer resultados rápidos e melhorar a percepção do mercado sob sua marca. O quão personalizada é a jornada dos seus leads hoje?

A mensageria é o presente e a comunica-ação o futuro. Os contatos inteligentes são pilares estratégicos e é vital a implementação de estratégias de crescimento. Adotar uma abordagem centrada no usuário, utilizando feedback, tecnologias avançadas e análise de dados, os chatbots não apenas vão trazer melhores resultados, mas atender às expectativas dinâmicas dos usuários e das organizações.

Quer saber como aplicar essas estratégias de growth em seu contato inteligente? Solicite agora o nosso diagnóstico “Comunica-ação” e receba um relatório abrangente mostrando todas as oportunidades que sua empresa está perdendo por não se comunicar de maneira eficaz.

Artigo escrito por: Lucas Rodrigues

A Skeps é Blippartner!

A Skeps é parceira oficial Blip. Juntos construímos diversos casos de sucesso de Contatos Inteligentes.

Você também pode gostar

5 boas práticas de UX Writing para construção de Fluxos Conversacionais incríveis

Diferencial competitivo: o que torna o atendimento fora do horário tão importante

Maximizando lucros em sua franquia usando chatbots

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba os melhores conteúdos!

Preencha seus dados abaixo: