Diante de uma era totalmente tecnológica como a que nós vivemos, cada vez mais, a personalização e humanização, tornam-se essenciais para conversão e fidelização de um cliente. Criar chatbots mais humanizados é crucial para melhorar a experiência do cliente e algumas boas práticas fazem total diferença para isso.
Por aqui, separamos 3 dicas fundamentais que você deve considerar na construção de um contato inteligente, para que ele seja humanizado e agregue a estratégia de fidelização e encantamento da sua empresa. São elas:
1 – Reconhecimento e adaptação às diferentes necessidades
É fundamental compreender que as pessoas iniciam a conversa com um chatbot por uma variedade de razões e, não necessariamente, ele possui todas as jornadas previstas construídas em seu fluxo.
Algumas podem estar procurando informações específicas, enquanto outras podem precisar de suporte ou assistência mais genérica. O chatbot deve ser programado para identificar os diferentes propósitos que levam os usuários a iniciar uma conversa e, mesmo que não haja uma árvore de atendimento, deve poder direcionar e compreender o máximo de inputs possíveis.
Utilize técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) para analisar as mensagens dos usuários e identificar padrões que revelem suas intenções. Isso permitirá que o chatbot se adapte e forneça respostas relevantes com base nas necessidades específicas de cada usuário. Aqui a inteligência artificial e recursos de RegEx bem utilizados são chave para o funcionamento dos fluxos.
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2 – Abordagem Amigável e Empática
O tom da conversa é crucial para criar uma interação mais humana. Desenvolva respostas que transmitam empatia e compreensão. Evite respostas robotizadas e procure incorporar elementos de linguagem mais natural e amigável como emojis, figurinhas e até gírias (dependendo da estratégia e tom de voz adotada no seu contato inteligente).
Implemente respostas personalizadas com base no histórico de interações do usuário. Se um cliente expressou frustração anteriormente, o chatbot pode reconhecer através de inteligência artificial e oferecer uma resposta mais atenciosa. Isso cria uma sensação de continuidade na conversa e demonstra que a máquina está ciente das interações passadas.
3 – Ofereça opções para interagir com humanos
Mesmo que seu chatbot seja altamente eficiente, é importante reconhecer que há momentos em que os clientes irão preferir falar com um humano.
Implemente uma transição suave entre o chatbot e o atendimento humano. Isso pode incluir uma mensagem como “Se precisar de assistência mais detalhada, um de nossos representantes estará feliz em ajudar. Deseja falar com um atendente agora?” – Isso permite que os clientes escolham a transição de forma natural, se desejado.
Ao incorporar essas dicas, sua estratégia estará no caminho certo para criar chatbots mais humanizados e proporcionar uma experiência de atendimento ao cliente mais satisfatória. Além disso, lembre-se de monitorar e analisar continuamente as interações para ajustar e melhorar o desempenho do chatbot ao longo do tempo.
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Desenvolvendo contatos inteligentes assertivos
Com uma trajetória consolidada desde 2018, a Skeps destaca-se como uma das principais empresas especializadas no ramo da mensageria. Com toda nossa expertise, somos comprometidos em oferecer soluções excepcionais, desenvolvendo contatos inteligentes assertivos e humanizados, adaptados às necessidades individuais de cada cliente.
Adotando uma abordagem centrada no usuário, buscamos não apenas automatizar interações, mas também aprimorar a experiência do consumidor, assegurando que cada interação seja envolvente e eficaz. Acreditamos que a combinação de tecnologia avançada e design centrado no usuário é crucial para criar chatbots que não apenas desempenhem suas funções, mas também proporcionem experiências memoráveis e positivas para os consumidores.
Na Skeps, estamos comprometidos em colaborar com outras empresas, oferecendo soluções inovadoras que impulsionam a eficiência, a satisfação do cliente e o sucesso geral dos negócios. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a construir seu contato inteligente assertivamente.
Autor: Lucas de Paula