Qual o valor de um chatbot?

Muitos se perguntam qual o valor de um chatbot, quanto investir e por que esta tecnologia está cada vez mais presente nas empresas de diversos segmentos do mercado. 

Acontece que, o processo de transformação digital tem trazido com frequência novidades tecnológicas com o objetivo em comum de oferecer mais eficiência operacional e gerencial para os negócios. E os chatbots começaram a se destacar nestes quesitos.


Hoje em dia é difícil encontrar pessoas que nunca tenham sido atendidas por um robô de conversa. Seja para confirmar a presença em uma consulta ou até mesmo conferir com a transportadora onde está o pedido comprado.

Além disso, uma pesquisa da Salesforce identificou que 69% dos usuários preferem ser atendidos por um chatbot, isso porque eles possibilitam uma comunicação mais veloz com a marca.

E é justamente por ser uma ferramenta prática, por estar onde os clientes estão, por ser uma tecnologia mais acessível e que oferece mais dinâmica e objetividade para atendimentos que, os chatbots são uma tendência para empresas de todos os portes e também de qualquer segmento.

O preço de um chatbot X o valor de um chatbot

Apesar de ser uma tecnologia mais acessível quando comparada a outros sistemas que automatizam processos, é um recurso que traz ganhos e logo precisa de investimento. Antes de mais nada você precisa saber que não vai conseguir ter um chatbot de qualidade e oficial de graça.

É muito comum ver buscas no google de pessoas tentando conseguir aderir a tecnologia sem investimento algum. E são nessas horas que elas encontram tecnologias paralelas, produtos que não são autenticados, portanto, são ilegais. O que não imaginam é que optar pelo “mais barato” na verdade pode queimar o nome e a reputação de uma marca.

Existem as empresas que são Solution Provider do Facebook, a exemplo da Blip – parceira da Skeps na implementação de chatbots, ou seja, empresas que têm a autorização da Meta para hospedar e gerenciar conversas automatizadas. Para ter a assessoria da provedora e também desenvolver seu projeto de chatbot pode ter preços variados.

Cada chatbot possui um propósito, pode ser destinado ao público interno ou externo, pode ser para vendas ou mesmo para fazer pesquisas, uns podem ser mais detalhados que outros, portanto, cada um demanda de um esforço específico, por isso, os preços podem variar conforme o projeto.

Leia também: 10 passos para criar um chatbot de sucesso

Quais são os riscos do chatbot “gratuito”?

De maneira breve, estes são alguns riscos que sua empresa corre ao optar por uma ferramenta que não é autenticada:

  • Ser banida e perder o número: junto com o número, perde-se clientes e conversas que possivelmente estavam em andamento;
  • Instabilidade: as conexões de APIs piratas são locais, ou seja, não possuem um servidor remoto que ofereça segurança e qualidade;
  • Insegurança: estamos na era da segurança das informações, em que, infringir as leis que protegem dados é inadmissível. Saiba que APIs não oficiais não garante a segurança dos dados e das conversas que são criadas a partir dali;
  • Quebra de conversas: em APIs não oficiais nem todas as mensagens chegam, ocorrem muitos bugs que acabam impedindo que a empresa receba determinada mensagem do cliente e também que o cliente receba as notificações do chatbot.

Estes são só alguns dos problemas que podem ocorrer ao escolher pelo “barato”.

Qual o valor de um chatbot?

É preciso saber que valor é o nome dado aos benefícios e ganhos que o cliente identifica ao ter um bem ou serviço adquirido. São os resultados obtidos que deixam a sensação de “era isso que eu precisava”. É mais sobre o sentimento e experiência que empresa e usuário trocam do que sobre o objeto da solução em si.

Quando o assunto é chatbot é imprescindível se falar da experiência. Muitas vezes o cliente vai procurar o canal de comunicação procurando a solução para um problema que, para ele é muito importante, a empresa ao corresponder com o mesmo senso de urgência, com eficiência e agilidade ganha pontos com o cliente e impacta na experiência, no valor.

Além disso, existem outros benefícios que impactam na experiência do usuário/empresa diretamente, como:

  • Velocidade: o tempo de espera pelo atendimento é reduzido com chatbots, os clientes recebem uma resposta imediata sem precisar esperar em longas filas de atendimento;
  • Disponibilidade: diferente do atendimento humano, os chatbots não atuam apenas em horários comerciais, estão disponíveis 24 horas por dia e todos os dias da semana;
  • Interação: os chatbots aumentam o engajamento com o cliente, eles mesmos podem iniciar conversas com oportunidades de conteúdos e objetos personalizados para cada cliente;
  • Economia: ainda que seja preciso investir para ter um chatbot, a médio/longo prazo, a tecnologia reduz os gastos da empresa com atendimento ao cliente, ja que dispensa certas infraestruturas necessárias no atendimento humano e também reduz os gastos os a mão de obra de colaboradores;
  • Potencial: para empresas, principalmente b2c, ter leads de qualidades qualificados é essencial para fechar uma venda de produto/serviço e com os chatbots também é possível automatizar o funil de vendas para pré-qualificar os leads. Além de aumentar as taxas de conversão, envolve os clientes e poupa tempo da equipe de venda/atendimento.

Tenha um chatbot eficiente

A Skeps é parceira oficial da Blip, uma das maiores Solution Provider da Meta no Brasil. Atuamos com os melhores times multidisciplinares no desenvolvimento e implantação de contatos inteligentes que vão transformar o seu negócio.

Criamos o seu chatbot do zero de forma personalizada e evoluímos bots preexistentes. Comece certo, faça parte dos mais de 100 clientes que confiaram nos nossos serviços e potencializam os negócios com chatbot. Quer saber mais sobre chatbots e como podemos melhorar os resultados da sua empresa? Entre em contato com a gente!

A Skeps é Blippartner!

A Skeps é parceira oficial Blip. Juntos construímos diversos casos de sucesso de Contatos Inteligentes.

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