Chatbots Empresariais: Segurança em mensagens e dados

Com a crescente dependência das comunicações digitais no ambiente de negócios, a segurança em mensagens empresariais, ou seja, trocadas entre usuários e empresas, tornou-se uma preocupação fundamental para proteger dados sensíveis e garantir a conformidade com regulamentações de privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Neste contexto, enfrentamos diversos desafios, mas também contamos com soluções eficazes para mitigar os riscos. 

Neste artigo, exploraremos esses desafios e apresentaremos soluções estratégicas para proteger os dados empresariais e fortalecer a confiança dos clientes e parceiros comerciais.

Esteja de acordo com a LGPD

A LGPD estabelece requisitos rigorosos para o tratamento de dados pessoais, exigindo que as empresas adotem medidas adequadas de segurança e privacidade.

A conformidade com essa legislação é essencial para evitar penalidades e proteger a confiança dos clientes. Não basta colocar no inicio de seu fluxo de chatbot a pergunta “Você está de acordo com nossa política de coleta e armazenamento dados” se, de fato, os dados não são armazenados em segurança ou a política não prevê todos os aspectos contidos na lei.

Leia mais sobre a LGPD neste artigo.

Pagamento devem ser feitos só com criptografia em mensagens

A criptografia é uma ferramenta fundamental para proteger as comunicações empresariais, garantindo que os dados sejam transmitidos de forma segura e só possam ser acessados por destinatários autorizados.

A criptografia de ponta a ponta é especialmente importante em mensagens sensíveis. Em casos de pagamento por meio de fluxo conversacional, é impossível não trabalhar com dados criptografados. Afinal, nenhuma marca quer que seus canais sirvam de ponto de entrada para fraudes financeiras.

Por isso, ela desempenha um papel crucial na proteção da segurança e privacidade das interações realizadas por meio de chatbots. Ela garante que as informações transmitidas e armazenadas sejam protegidas contra acesso não autorizado, ajudando a construir a confiança dos usuários e garantindo o cumprimento de regulamentações de privacidade, como a LGPD.

Mascaramento de Dados sensíveis é simples e eficaz

O que é mascaramento de dados?

segurança

O mascaramento de dados é uma técnica que consiste em substituir informações sensíveis por dados fictícios ou anônimos, preservando a privacidade dos indivíduos. Quantas vezes já não viu um CEP escrito assim: 24***-*80. Este é um exemplo claro sobre mascaramento do dado, neste caso, o CEP.

Como, em geral, os canais de implantação de chatbots guardam todas as informações em formato de thread, práticas como confirmação de dados pessoais podem se tornar ineficazes, já que bastaria a pessoa rolar a conversa para cima para ter os dados questionados. Mascarar os dados é especialmente útil nesses casos, reduzindo o risco de exposição indevida.

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O acesso às plataformas deve ser restrito

Restringir o acesso às plataformas de mensagens é essencial para proteger informações confidenciais. A implementação de políticas de acesso baseadas em funções e a autenticação de dois fatores ajudam a garantir que apenas usuários autorizados possam acessar dados sensíveis.

É muito comum áreas pedirem acesso para buscar um dado simples ou analisar uma interação pontual, porém, qualquer acesso fora ao time que cuida dos fluxos, gera um ponto frágil de vazamento de dados.

Ter controle sobre as ferramentas e time que têm acesso a dados sensíveis é muito importante para mitigar tais questões.

Atenção ao que está previsto no contrato dos Colaboradores

Os contratos dos colaboradores devem incluir cláusulas específicas relacionadas à segurança de dados e à proteção da privacidade.

Além disso, é crucial fornecer treinamento regular sobre práticas seguras de comunicação e o manuseio adequado de informações confidenciais. Os dados e a responsabilidade sobre eles são da empresa. Assim, buscar conscientização do time para tratar e cuidar destes dados é de extrema importância quando falamos de pessoas e segurança.

Como colocar essas medidas em prática?

Ao adotar uma abordagem abrangente e proativa para garantir a segurança em mensagens empresariais, as organizações podem proteger seus dados, cumprir as regulamentações de privacidade e fortalecer a confiança dos clientes e parceiros comerciais.

Na Skeps, utilizamos das melhores práticas de segurança em mensagens empresariais quando construímos o contato inteligente dos nossos clientes. O nosso time interno, têm treinamentos constantes com a LGPD, principalmente a área de UX, onde não deixamos brecha em nossos projetos para falha de segurança.

A Skeps é parceira oficial da Blip, uma das maiores Solution Provider da Meta no Brasil. Atuamos com os melhores times multidisciplinares no desenvolvimento e implantação de contatos inteligentes que vão transformar o seu negócio.

Criamos o seu chatbot do zero de forma personalizada e evoluímos bots preexistentes. Comece certo, faça parte dos mais de 100 clientes que confiaram nos nossos serviços e potencializam os negócios com chatbot. Quer saber mais sobre chatbots e como podemos melhorar os resultados da sua empresa? Entre em contato com a gente!

Artigo escrito por: Lucas Rodrigues e Lorrayne Chacon

A Skeps é Blippartner!

A Skeps é parceira oficial Blip. Juntos construímos diversos casos de sucesso de Contatos Inteligentes.

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