Chatbots: Contra dados não há argumentos

Antes de entrarmos no vasto universo das novidades em inteligência artificial, é imprescindível dedicar atenção ao epicentro desse ecossistema digital: os dados.

Esse é um assunto inerente ao que sempre buscamos quando contratamos alguma ferramenta de apoio, pois é através dos dados que conseguimos ver com mais clareza os pontos de retorno e de atenção de determinada área.

Mas antes de pensarmos em inovações e novidades, devemos levantar questões importantes que são assíncronas ao próprio negócio, como:

Sua empresa conhece verdadeiramente o seu cliente?

A comunicação da sua empresa com seus clientes é assertiva?

Seus chatbots te entregam dados relevantes sobre seus clientes e leads?

Qual a importância da coleta de dados do seu chatbot?

Muito se fala sobre a importância de investir e coletar dados. Entretanto, poucas empresas conseguem colocar isso em prática.

O processo de tomar decisões baseadas em dados requer alguns passos:

• Coleta de dados

• Enriquecimento dos dados

• Criar visualizações para os dados

Como fazer a coleta de dados assertivamente

O primeiro passo é coletar dados e armazená-los em uma base acessível. Afinal de contas, milhões de dados armazenados em um disquete não seria muito útil hoje, certo?

Escolha uma base de dados e tecnologias atuais, que permitam rápido acesso e troca das informações.

O segundo passo é enriquecer os dados. Para isso é necessário entender o que cada dado armazena de informação e como cruzá-los para gerar informações complementares. Os responsáveis pelas áreas de negócios precisam sempre estar envolvidos! Um agrupamento de dados sem sentido serve apenas de ruído, não apontam para nenhuma direção confiável.

Por fim, é necessário criar uma visualização para os dados, isto é, construir relatórios.

Separe sempre relatórios operacionais dos estratégicos.

Entendendo relatórios: Operacionais x Estratégicos

Relatórios operacionais trazem informações de curto prazo, mensuram ações cotidianas e devem ser vigiados diariamente. As métricas de acompanhamento deverão indicar caminhos e ações a serem tomadas em curto espaço de tempo.

Relatórios estratégicos devem trazer informações que dimensionem a relevância de cada canal para a companhia, o potencial ainda não explorado e claramente o comportamento dos clientes demonstrados através de mensagens.

Segue um exemplo de como avaliar os dados e realizar essa separação:

Uma empresa de varejo deseja diminuir o seu tempo médio de espera para atendimento no canal do WhatsApp. Os dados mostram que um tempo de espera superior a 5 minutos resulta no abandono do usuário ao canal e consequentemente da venda.

Relatório operacional:

• mensurar o TME diariamente, de cada equipe, unidade e até mesmo profissional;

• mensurar a satisfação do cliente conforme cada equipe, unidade e até mesmo profissional.

Relatório estratégico:

• mensurar o aumento da satisfação do cliente no cenário global;

• mensurar o aumento de receita.

Dada a relevância de tudo o que abordamos aqui, entendemos o porquê investir em dados para tomar decisões assertivas é tão importante, não é mesmo?

Conheça o Skeps Insight

Se o chatbot da sua empresa ainda não gera dados e informações relevantes para seu negócio, nós temos a solução ideal!

Conheça o Skeps Insights, nossa solução proprietária capaz de:

• coletar automaticamente todos dados cruciais dos chatbots;

• fornecer os dados coletados através de APIs ou qualquer formato de sua preferência;

• construir visões e relatórios operacionais e estratégicos;

• entregar relatórios sumarizados no WhatsApp para agilizar as tomadas de decisões.

Para agendar uma demonstração gratuita da solução, basta entrar em contato por este link, e ver a mágica dos números se transformando em dados acontecerem na sua frente, facilitando todo seu trabalho de gestão.

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A Skeps é parceira oficial Blip. Juntos construímos diversos casos de sucesso de Contatos Inteligentes.

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