Sobre a empresa
A UAUBox é uma beauty tech brasileira fundada em 2018 que atua no segmento de beleza por assinatura. A empresa tem como missão revolucionar a conexão entre marcas e consumidores, integrando tecnologia, experiência e dados. Oferece produtos como a UAUBox (personalizada via machine learning) e a Scarlet (premium com curadoria), além de fornecer inteligência de dados para marcas e contar com a plataforma de influenciadoras UAUTeam.
Desafios enfrentados pela UAU Box
Antes da implementação do chatbot, a UAUBox enfrentava o desafio de “perder” clientes que abandonavam a jornada de compra. A empresa não possuía uma estratégia eficiente para recuperar esses carrinhos abandonados, o que resultava na perda de muitas conversões e impactava diretamente a receita e as metas. A métrica do percentual de conversão evidenciava o problema, mostrando quantas pessoas de fato assinavam após terem saído da página de checkout.

Soluções encontradas

Para superar esses desafios, a UAUBox buscou a implementação de um chatbot com o objetivo principal de construir um carrinho abandonado “super fácil e intuitivo” para seus clientes. A Skeps, empresa pioneira no mercado de construção de estratégias conversacionais e implementação de chatbots, auxiliou a UAUBox a encontrar uma solução.
O chatbot, que funciona no WhatsApp e atua no departamento de Atendimento/SAC, foi desenvolvido com uma IA que conversa com o cliente o guiando para a finalização da assinatura. Toda a conversa é integrada ao ChatGPT para uma experiência fluida, e o bot possui integração direta com a plataforma da UAUBox através de API.
As expectativas se concentravam na conversão e recuperação do carrinho abandonado via site.
Resultados obtidos
Os maiores resultados e KPIs de sucesso foram o aumento da porcentagem de conversão e o consequente aumento de receita. O chatbot atuou no momento da jornada de venda, disparando mensagens minutos após o cliente sair do checkout.
Conversão do Carrinho Abandonado: A solução de carrinho abandonado alcançou uma conversão acima de 20%.
Aumento de Receita: Com o trabalho da Skeps, a solução de carrinho abandonado resultou em mais de R$ 600 mil reais recuperados em vendas.
Interação com a marca: Mais de 33% das pessoas que receberam as mensagens interagiram com o chatbot.
Eficiência e agilidade: a mensagem pós-abandono era recebida quase imediatamente pelo cliente, acelerando o processo e evitando a perda da intenção de compra.
Experiência do Cliente: O chatbot ofereceu uma experiência fluida e intuitiva, elevando o sucesso e aumento das conversões.

Sobre a Blip
Blip é uma plataforma de conversas inteligentes para empresas, pensada para que todas as marcas possam evoluir a troca com seus clientes de maneira segura e completa.
Saiba como se relacionar de forma mais prática com o seu público: onde eles já estão e gostam de interagir. Aproveite novas chances para evoluir e crescer através de insights de uma poderosa Inteligência Artificial.
Da busca ao pagamento: soluções de automação de atendimento, marketing, vendas, engajamento e muito mais nos principais canais de mensagem.
Sobre a Skeps
A Skeps é uma business-tech, especializada em criar jornadas conversacionais por meio de contatos inteligentes. É referência no mercado e tem vasta experiência em diversas tecnologias. Com atuação em mais de 1000 projetos, a Skeps já ajudou mais de 600 marcas dos mais variados setores a atingirem resultados para seu negócio. Há mais de cinco anos é parceira da Blip.
Realiza a unificação e coordenação de interações ao longo de toda a experiência do usuário, conectando aspectos dos processos operacionais e estratégicos.