Sobre a empresa
Carreiras de concursos públicos são o grande sonho de muitos brasileiros. E quem já se interessou por essa possibilidade, certamente, já ouviu falar de um nome: Gran Cursos Online – ou Gran, como a marca passou a se chamar após seu rebranding em 2023.
Com 11 anos de história, a EdTech brasiliense já é uma das maiores da América Latina e segue registrando taxas altíssimas de crescimento. Guiada pelo propósito de transformar vidas por meio da educação e da tecnologia, a empresa também oferece cursos de graduação (online e presencial), pós-graduação e preparatórios para exames como o da OAB.
Principais desafios enfrentados pela Gran
A tecnologia está no sangue do Gran, desde sua fundação. E, como não poderia deixar de ser, as vendas por WhatsApp são uma realidade por lá há algum tempo.
Porém, tanto o time comercial quanto o de desenvolvimento sabiam que dava para ir mais alto.
Então, mapearam os 3 principais pontos de melhoria e perceberam que eles envolviam toda a jornada de compra:
- Rastreabilidade do lead
O registro de como um contato foi impactado e que caminho ele percorreu até a primeira conversa com a empresa seria fundamental para que todas as áreas da companhia tornassem suas ações mais assertivas – desde o Marketing até o Pós-venda.
- Triagem de demandas
Sejam leads demandando do comercial, sejam clientes solicitando suporte, a falta de um filtro inteligente para organizar filas sobrecarregava os agentes e ainda ameaçava a qualidade do atendimento.
- Tempo de atendimento
A disponibilidade limitada ao horário comercial facilitava a perda de clientes e oportunidades.
Desafios listados, chegava o momento da tomada de decisão: por onde começar a solucionar todas essas questões?
A resposta veio em um Blip!
Soluções encontradas
O Gran percebeu logo que a solução da Blip era muito mais que chatbot.
Para tornar absoluto o sucesso da novidade, a empresa escolheu contar com a Skeps, parceira de desenvolvimento que estudou as demandas e atuou a fim de concluir a entrega com a maior qualidade, no menor tempo possível.
Foi graças a essa parceria que nasceu o 1º Contato Inteligente da América Latina (e 3º do mundo!) a testar e implementar o WhatsApp Payments.
Funciona assim: quando o cliente vai fazer um pagamento, é aberto um front (pequena janela/formulário) da Cielo, ali mesmo no WhatsApp. Com essa integração, não é necessário cadastrar o cartão de crédito em uma nova carteira digital nem abrir outro app para concluir a transação com agilidade e segurança.
Era a peça que faltava para que a solução contemplasse a jornada de ponta a ponta:
Diante do sucesso da solução no WhatsApp, o Gran decidiu expandir as conversas inteligentes para mais canais:
- o GBM (Google Business Message),
o canal de chat que aparece quando o usuário pesquisa a empresa no mecanismo de busca do Google;
- e o Google RCS (Rich Communication Service),
considerado a evolução do SMS, já que permite o envio de mensagens de texto e mídia utilizando a infraestrutura das operadoras de telefonia – mas sem cobranças além do seu pacote de internet.
As plataformas são integradas entre si e também à ferramenta de CRM que a empresa já utilizava, o Hubspot.
Agora, cada lead tem sua jornada detalhadamente documentada, e o time tem relatórios completos para insights muito mais estratégicos.
Resultados obtidos
Quer saber o que alguns desses relatórios já contaram?
- 5,7 em ROAS médio das campanhas de Click to WhatsApp;
- +13% nas vendas geradas por Notificações Ativas no início do ano (em relação ao mesmo período de 2023);
- -28 minutos em tempo de espera para atendimento (a média caiu de 30 para 2min!);
- +49 mil mensagens recebidas somente no 1º trimestre de 2024;
- +214 mil mensagens trafegadas no mesmo período.
Com tanta inovação e saldos positivos para a conta, não foram só os clientes do Gran que ficaram satisfeitos:
Sobre a Blip
Blip é uma plataforma de conversas inteligentes para empresas, pensada para que todas as marcas possam evoluir a conexão com seus clientes de maneira segura e completa.
Saiba como se relacionar de forma mais prática com o seu público: onde eles já estão e gostam de interagir. Aproveite novas chances para evoluir e crescer através de insights de uma poderosa Inteligência Artificial.
Da busca ao pagamento: soluções de automação de atendimento, marketing, vendas, engajamento e muito mais nos principais canais de mensagem.
Sobre a Skeps
A Skeps é uma business-tech, especializada em criar jornadas conversacionais por meio de contatos inteligentes. É referência no mercado e tem vasta experiência em diversas tecnologias. Com atuação em mais de 600 projetos, a Skeps já ajudou mais de 200 marcas dos mais variados setores a atingirem resultados para seu negócio. Há mais de três anos é parceira da Blip.
Realiza a unificação e coordenação de interações ao longo de toda a experiência do usuário, conectando aspectos dos processos operacionais e estratégicos.